Anuncie conosco!

Clínica Maria Albano - CLIMA

Clínica Maria Albano - CLIMA

Devido a Situação de Emergência por conta das chuvas São João de Candeias é cancelado

“A prioridade agora é a assistência as famílias e localidades afetadas”, afirmou o prefeito Sargento Francisco



​Decretou Situação de Emergência por conta das chuvas que assolaram a região nos últimos dias. Em virtude deste decreto, a Prefeitura de Candeias cancelou o São João e todos os eventos festivos até o fim do prazo da Situação de Emergência. O decreto vale por 90 dias e pode ser prorrogado pelo mesmo período.
“Nosso foco principal é o atendimento as famílias e a captação de recursos que possam sanar esse problema, sabemos que obras de contenção levam tempo, necessitam de mão de obra especializada e tem um alto custo”, afirmou o Prefeito. A festa junina, conhecida como Arraiá do Candeeiro, estava programada para acontecer entre os dias 20 a 24 de junho.
O Decreto nº 17/2015 considerou as chuvas acima da média para o curto período de tempo, a previsão de mais chuva até o final do mês de maio, o parecer da Defesa Civil municipal que é favorável pela situação de emergência, a quantidade de bairros afetados pelos deslizamentos de terra, a quantidade de famílias desalojadas ou desabrigadas e a capacidade de resposta do município, uma vez que não dispõe de recursos satisfatórios para o restabelecimento da normalidade diante do seu dever de proteger a população.
___________________________
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Candeias

Chuvas: Prefeito de Candeias acompanhará o governador Rui Costa em audiência com o ministro da Integração hoje (15)

“O governador declarou total apoio aos municípios que estão em Situação de Emergência”, declarou o prefeito Francisco

No início da tarde de hoje (14), o prefeito de Candeias Sargento Francisco foi recebido pelo governador Rui Costa para tratar das fortes chuvas que assolaram o município nos últimos dias. No encontro, o governador confirmou a audiência com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, para amanhã (15), em Brasília e declarou total apoio do governo estadual.
Na oportunidade, o prefeito entregou um relatório completo com todos os locais afetados e solicitou um apoio imediato da Defesa Civil estadual através de material, e no atendimento das famílias afetadas com o deslizamento de várias encostas. “O governador está atento a situação do nosso município e marcou uma audiência com o ministro da Integração Nacional, onde também estará presente. Vamos solicitar recursos para a contenção dessas encostas e sanar de vez esse problema. Só dessa forma o povo de Candeias deixará de ficar refém das chuvas que sempre caem neste período do ano”, afirmou o prefeito.
O Governador autorizou a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) a vistoriar as ruas e avenidas afetadas pelo alagamento e deslizamento de terra. O prefeito também cobrou a conclusão da obra da Orla e pavimentação da Mucunga que foi uma iniciativa em parceira com o Governo do Estado através da CONDER e está paralisada.
A cidade está com tempo nublado e com previsão de pancadas de chuvas para a noite de hoje, segundo dados da meteorologia.Disque Defesa Civil: (71) 3605-2574 (chamada local) ou 199 (chamada gratuita).
Chuvas em Candeias
O prefeito Sargento Francisco, do município de Candeias, a 46 quilômetros de Salvador, decretou Situação de Emergência, na última segunda-feira (13), devido às fortes chuvas que caem desde a última quarta-feira (8). O Decreto nº 17/2015 considerou as chuvas acima da média para o curto período de tempo, a previsão de mais chuva até o final do mês de maio, o parecer da Defesa Civil municipal que é favorável pela situação de emergência, a quantidade de bairros afetados pelos deslizamentos de terra, a quantidade de famílias desalojadas ou desabrigadas e a capacidade de resposta do município, uma vez que não dispõe de recursos satisfatórios para o restabelecimento da normalidade diante do seu dever de proteger a população. 
De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Erivaldo de Azevedo, só de quinta-feira a domingo choveu 316mm, um índice considerado muito alto e que resultou em grandes estragos como deslizamentos de terra e alagamentos em diversos pontos da cidade. “Mais de 300 casas foram comprometidas, o que soma cerca de 1.500 pessoas desalojadas. Por uma questão de maior conforto, até porque em abrigo público improvisado se perde um pouco do conforto e da privacidade, essas pessoas preferiram se abrigar nas casas dos seus familiares. Fazemos uma estimativa de que já são 2.700 pessoas atingidas direta ou indiretamente com os prejuízos das chuvas”, disse Azevedo.
___________________________
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Candeias