Anuncie conosco!

Clínica Maria Albano - CLIMA

Clínica Maria Albano - CLIMA

Perigo: Óculos de camelôs são um risco à visão

Não importa a estação: os cuidados com os olhos devem ser mantidos em qualquer  época do ano. No entanto, seja para estar na moda  ou apenas para economizar, muita gente aposta na diversidade de modelos  dos óculos  vendidos  no mercado informal. No entanto,  especialistas alertam que as lentes escuras precisam ter qualidade para impedir que a radiação entre nos olhos. Caso contrário, “os danos podem ser até maiores do que os sofridos por quem não usa óculos nunca”, diz o oftalmologista e vice-diretor do Hospital Santa Luzia, Alexandre Príncipe.
De acordo com o especialista, além de não filtrarem o espectro total dos raios UVA e UVB, os óculos de baixa qualidade não oferecem garantia de proteção. “Quando estamos no escuro, nossa pupila se dilata para facilitar a entrada de luz. A mesma coisa acontece quando utilizamos óculos com lentes escuras. Exatamente por esta razão, os óculos escuros de baixa qualidade podem ser danosos porque, além de não protegerem dos raios ultravioletas, dilatam a pupila, ampliando o campo de entrada para estes mesmos raios” alertou.
Devido a falta de garantia na fabricação, outro risco é o de apresentarem graus ou desníveis nas lentes, o que obriga o olho a gastar energia para corrigir a visão errada (ou “torta”) provocada por elas. Os raios ultravioletas são radiações eletromagnéticas não perceptíveis aos nossos olhos, assim como os raios infravermelhos. A radiação UVA está mais relacionada ao envelhecimento, enquanto a radiação UVB, às queimaduras de pele.

Dirceu e Genoino serão levados este sábado a Brasília

Dirceu e Genoino serão levados este sábado a Brasília
O ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino, detidos em São Paulo pela condenação no julgamento do mensalão, embarcam na manhã deste sábado (16) para Brasília, onde a Justiça indicará o local em que começarão a cumprir suas penas. Os dois se entregaram esta sexta-feira (15) à Polícia Federal depois que o presidente do STF, Joaquim Barbosa, expediu os primeiros mandados de prisão do caso. O esquema foi revelado há oito anos e o julgamento iniciado em 2012. A previsão é que os dois deixam a carceragem da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo por volta das 11h. Eles serão levados ao aeroporto de Cumbica, onde embarcam em um jato da Polícia Federal.

Águas Claras: Três pessoas da mesma família morrem em acidente

Três pessoas da mesma família morreram e outra ficou ferida em um grave acidente nesta madrugada no bairro de Águas Claras, em Salvador. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 1h deste sábado (16), na altura do km 617 da BR-324, no sentido Salvador - Feira de Santana. Um Fiat Uno conduzido por Alexandre Soares da Silva, 26 anos, bateu no fundo de uma carreta nas proximidades do supermercado Makro. Segundo o Correio, ele ficou gravemente ferido e foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital do Subúrbio, onde permanece internado. O estado de saúde dele não foi divulgado pela instituição, mas Alexandre estaria vivo e consciente. As outras três vítimas, passageiras do Fiat Uno, foram identificadas como Zacarias Evangelista Lisboa, 27 anos, Creuza Sena Evangelista, 46 anos, e o adolescente Alix Willian Sena Nascimento, 17 anos. Eles não resistiram aos ferimentos e morreram no local do acidente. Os corpos das três vítimas foram encaminhadas para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Salvador, onde devem passar por uma perícia antes de serem liberados para o sepultamento.

Feira: Juiz sofre sequestro relâmpago ao sair de fórum

O juiz federal do Trabalho Marcos Nunes Vitório foi vítima de um sequestro relâmpago, na quinta-feira (14) à noite, em Feira de Santana. Segundo a delegada plantonista Mônica Soares, o juiz havia saído do fórum, na Avenida João Durval Carneiro, no Centro, em seu carro, um Hyundai Tucson prata, e acabou cercado por dois homens armados ao tentar estacionar na Rua Alcides Fadiga, no bairro Coronel José Pinto. “Um assaltante entrou e obrigou que ele fosse para o banco de trás. O outro assumiu o volante e ficou dando voltas pela cidade, ameaçando-o”, contou a delegada. A dupla exigia R$ 10 mil para que o juiz fosse liberado. Embora assustado, o magistrado tentou fugir pela porta traseira, em uma distração dos bandidos, mas acabou agredido. “Ele foi ferido no pescoço e na boca, e depois foi obrigado a baixar a cabeça enquanto os assaltantes rodavam com ele”, contou a delegada ao Correio. Ao revelar que era juiz federal, os ladrões se assustaram e resolveram deixá-lo numa estrada de barro na zona rural da localidade de Oliveira dos Campinhos.  Além do carro, a dupla levou R$ 500 em dinheiro, celular, uma corrente e duas pulseiras de ouro, além de um paletó e processos trabalhistas que estavam no fundo do carro. O juiz entrou na Justiça do Trabalho em maio 2006 e hoje é lotado na 5ª Região. Até a noite desta sexta-feira (15), ninguém havia sido preso.

Brasil é 5º país em desenvolvimento mais vulnerável à crise, aponta estudo


Brasil é 5º país em desenvolvimento mais vulnerável à crise, aponta estudo


Estudo do Wells Fargo Securities aponta o Brasil como o quinto país em desenvolvimento, entre 28 nações pesquisadas, mais vulnerável a uma crise financeira. Apenas Colômbia, Argentina, Indonésia e Turquia estão em pior situação no ranking. A instituição financeira criou um "sistema de aviso prévio" sobre possíveis crises financeiras, que leva em consideração pesquisas diferentes nas últimas duas décadas.  Cinco variáveis econômicas estariam associadas à crises: o nível de reservas internacionais na sua comparação com o Produto Interno Bruto (PIB) nominal; a valorização da taxa real de câmbio; o crescimento do crédito ao setor privado em sua porcentagem do PIB; o avanço do PIB; e o nível do déficit em transações correntes. "Países que têm baixo nível de reservas internacionais, taxa de câmbio apreciada, crescimento rápido do crédito e do PIB, além de déficits em conta corrente, tendem a ter maior probabilidade de crises financeiras", avaliou o Wells Fargo no estudo. O Brasil se encontra vulnerável por ter registrado, nos últimos anos, crescimento rápido do crédito ao setor privado, o que, segundo a instituição, geralmente precede o relaxamento dos parâmetros prudenciais de empréstimos, além de ter apurado valorização da taxa de câmbio. O documento avalia que, caso algum evento econômico gere aversão maior ao risco na economia global, os países que aparecem como mais vulneráveis estariam em "perigo maior" do que as economias que mais estáveis.