Anuncie conosco!

Clínica Maria Albano - CLIMA

Clínica Maria Albano - CLIMA

ENTREVISTA com MAMARA ao Blog Cidade em foco. O raio-x da notícia.









Mamara, ex- candidata a prefeita de Madre de Deus  e      ex- secretária de educação da cidade. Em entrevista a nossa reportagem, disse que sua vida entra em um novo tempo. Confira a entrevista dada ao repórter Sérgio Maurício na íntegra.

BLOG: COMO ESTÁ A EDUCAÇÃO DE MADRE DE DEUS HOJE? 
MAMARA: O que me dá respaldo para responder essa pergunta com propriedade é a experiência que tive ocupando nessa pasta. A educação não está boa, mas nada posso fazer. As pessoas me procuram para ajudar, mas nada posso fazer porque estou completamente fora do sistema. Na minha época como secretária tivemos grandes avanços na pasta.  Foram 6 anos e meio como secretária da educação no governo Nita e fomos consideradas uma das melhores pelo povo. Em nossa gestão o IDEB (Ìndice de Desenvolvimento da Educação Básica) teve um aumento espetacular, o que marcou positivamente todo nosso trabalho. E com ajuda de  DEUS e do povo que me apoia serei pré-candidata a  prefeita da cidade, mas sempre com atenção voltada  para  educação e o bem estar de toda comunidade.

BLOG: POR QUE VOCE NÃO QUER PASSAR PELA DISPUTA DA VEREANÇA?
MAMARA: Justamente quem me deu este respaldo foi o convite que o diretório do PV de Candeias me fez o convite baseado no levantamento que eles fizeram em Madre de Deus no que diz respeito ao cenário de educação. Eu apareci como uma excelente secretária de educação. Como eu tenho grandes e fortes propósitos e o poder de decisões, diga-se de passagem, eles estão sobre a responsabilidade, com respeito a todo Legislativo, mas o poder de decisões se encontra mais forte na mão do Executivo sem perder de vista o Legislativo. Então, como Madre de Deus grita socorro eu entendo que o meu potencial e o que o povo está clamando é oportuno que eu saia, já me posicione como pré candidata a prefeita em Madre de Deus.

BLOG: COMO DISPUTAR UMA ELEIÇÃO SEM APOIO FINANCEIRO?
MAMARA: Eu encaro da seguinte forma: Existe uma radiografia positiva ao meu respeito, os meus primórdios, Madre de Deus conhece. Eu tive a possibilidade de está junto com grandes e fortes empresários, com pessoas comprometidas com educação. Candeias está conhecendo hoje meu trabalho, já conhecia. Agora está tendo a oportunidade de está sendo plasmado na execução que estou aqui, trabalhando no setor de contratos. Então, assim, esta questão financeira ou econômica, vamos dizer assim que é um elemento decisivo da campanha política, da política partidária. Eu digo o seguinte: Minha vida, meu histórico é transparente. Então eu tenho certeza de que estou sendo observada por muitos. Na hora certa estes muitos irão aparecer de uma forma positiva e comprometida com a causa justa que é o bem estar de Madre de Deus. Se vem pelo trilhar de empresários ou outras instituições eu ainda não falo isso como propriedade. O que eu falo como muita propriedade é que eu tenho certeza de que estou sendo observada por todos eles e na hora certa eu sei que vai chegar.

BLOG: COMO É A SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE MADRE DE DEUS? QUANTO EXITE DE ORÇAMENTO, QUANTOS ALUNOS EXISTEM, NÚMERO DE PROFESSORES? O QUE FALTA HOJE NA EDUCAÇÃO DA CIDADE?
MAMARA: Se a pergunta tivesse sido feita a uns 3 anos atrás, eu te responderia com muita propriedade, até por respeito ao povo que escolheu esse grupo, por está distante da gestão de Madre de Deus no que diz respeito a este entrosamento e estou ligada na atenção a população, mas que não fique parecendo que eu invadindo a gestão atual  eu prefiro não responder esta pergunta. 

BLOG: VERBAS, ORÇAMENTO, O QUE ENTRA HOJE É COMPATIVEL PARA SE TER QUALIDADE  NA EDUCAÇÃO?
MAMARA: Sem sombra de dúvida. Madre de Deus é um município que graças a Deus, não existe problema nenhum financeiro neste aspecto. Lembrando-se que o percentual de educação dentro do que se recolhe do total em Madre de Deus, são 25%. Então, não existe problema financeiro neste aspecto.

BLOG: EM LINHAS GERAIS COMO ESTÁ A EDUCAÇÃO, HOJE, EM MADRE DE DEUS?
MAMARA: Neste aspecto eu lhe digo que a educação de Madre de Deus está muito distante em respeito aos números que são 25% que é direcionado a educação. Então, diante deste percentual ela não corresponde na prática dando veracidade ao que ela recebe em orçamento.

BLOG: NA SUA OPINIÃO, COMO ESTÁ ATUALMENTE A EDUCAÇÃO DE JOVEM EM MADRE DE DEUS?
MAMARA: Mediante ao comportamento de pessoas que me procuram em Madre de Deus é que eu estou fazendo falta. Segundo eles a educação está péssima.

BLOG: VOCÊ AINDA PERTENCE AO PV?
MAMARA: Estou no PV, com todo respeito que tenho a ideologia do PV, tenho um carinho muito grande pelo PV, mas estou estudando seriamente qual é o partido que eu vou está como pré-candidata, futura pré-candidata a prefeita em Madre, qual o partido que eu vou está sendo o meu carro chefe nesta luta que nós já estamos idealizando, organizando que é disputar futura pré-candidata a prefeita em Madre as eleições.

BLOG: ENTÃO, VOCÊ PODE DEIXAR O PV?
MAMARA: Precisamente. Deixar o PV no que diz respeito a está filiada ao PV, mas nunca deixarei o PV dentro do meu propósito, dentro da ideologia do PV, que eu acredito na  ideologia do PV. Ai eu não deixo não, mas no sentido de uma filiação, possivelmente.

BLOG: O PV HOJE FAZ PARTE DA BASE DO GOVERNO FEDERAL. NÃO É?
MAMARA: Perfeitamente. Também por isso, pensando num grande aliado que é o PV neste sentido. Então é uma coisa que estamos estudando, não tem nada concretizado, certo. É só respeitando também meu histórico passado pelo PV de Madre, a posição do presidente do PV teve com a minha candidatura. Então é toda uma conjuntura. Não é nada contra o PV, mas tenho que respeitar a atitude que o presidente teve quando eu estava candidata pelo PV a prefeita de Madre de Deus.

BLOG: SEGUNDO O ASPECTO POLÍTICO, O QUE VOCÊ ACHA NO ASPECTO POLÍTICO ESTES CONCHAVES, ESTAS ALIANÇAS QUE TEM QUE SER FEITO PARA PODER GANHAR UMA ELEIÇÃO ?
MAMARA: É importante entender que fugir dessas alianças, dessa realidade que são prerrogativas. Eu considero como forte prerrogativa da política partidária. Seria como tapar o sol com a peneira. Uma verdadeira maquiagem. Eu entendo a importância para tal e entendo muito mais ainda a seriedade que são essas alianças. Contanto que elas sejam fechadas com o compromisso com a comunidade, com o povo, com o ser humano. Esse é o ponto chave. Esse tem que ser o sentimento visualizado, sentido e praticado.

BLOG: É VERDADE QUE VOCÊ É ADEPTA DE FAZER UMA GESTÃO COM ÁREA TÉCNICA?
MAMARA: É. Eu entendo que as alianças é importante que elas sejam feitas e que muitas vezes estas alianças deixa o prefeito muitas vezes em saia justa, o gestor em saia justa. E por conta  destas alianças que são importantes que sejam feitas e as vezes esta figura que eu tenho aqui que corresponde estas alianças ela me ajuda na resolução aqui da aliança, mas ela pode não está preparada para atender os anseios de uma comunidade. E ai eu entendo que tenho que fazer um casamento muito bem feito sem o divórcio. Técnico com político.

BLOG : QUEM SÃO OS ALIADOS MAIS FORTES DENTRO DESTE SEU PROPÓSITO?
MAMARA: O aliado mais forte chama-se Deus. Eu entendo que seja a inteligência suprema, a causa sumária de todas as coisas e o grande pedagogo que esteve aqui na Terra e o professor da paz, Jesus Cristo.

BLOG: E QUEM SERIAM SEUS ELEITORES? SERIAM “OS ANJOS”?
MAMARA: Eu diria que seriam anjos que pensam, sentem, questionam, que luta por uma causa justa. E que esses anjos são todos os munícipes, todos os moradores da nossa querida e grande cidade Madre de Deus.

BLOG: SUA CAMPANHA SERÁ TODA EM CIMA DO POVO SIMPLES, HUMILDE DE MADRE DE DEUS?
MAMARA: Todo povão. Desde criança, certo. Porque criança. Eu digo assim que se eu penso na criança como um futuro, como um retrato que vai se respingar no futuro. Então eu vou começar da criança ao pré, puberdade, adolescente,o adulto e a maior idade. Então este povão está dentro deste contexto. E o elitizado eu diria a você, eu não gosto de usar muito este termo não. Gosto de usar o termo que são pessoas que já conseguiram galgar já um certo degrau da sua vida que lhe permite um certo grau de esclarecimento que também, é claro, estão dentro do nosso contexto. Não posso perdê-lo de vista.

Repórter: Sérgio Maurício