Anuncie conosco!

Clínica Maria Albano - CLIMA

Clínica Maria Albano - CLIMA

ENTREVISTA COM JAÍRA FAÇANHA,ALUNA DA ACADEMIA BANZAY




Jaira Façanha Marques 
REPÓRTER SÉRGIO MAURÍCIO: E AI, JAÍRA, OS TREINAMENTOS DE MUAY THAI SÃO MUITO PUXADOS?
JAÍRA: São puxados, mas muito proveitoso. Eu tenho 51 anos de idade para mim é uma maravilha, questão da autoestima, condicionamento físico maravilhoso, a gente fica em forma e para mulher é uma inovação em Candeias. Eu acho que é a única academia que tem  MUAY THAI em Candeias para mulheres de segunda a quarta-feira e terça e quinta para os homens. Eu convido todas as mulheres que possam aparecer para assistir uma aula da gente. Eu sou professora Jaíra e é uma questão de saúde, de animação de espírito.

REPÓRTER SÉRGIO MAURÍCIO: AS MOÇAS VEM PARA A ACADEMIA POR QUE TAMBÉM É UMA QUESTÃO DE SEGURANÇA, É UMA DEFESA PESSOAL?
JAÍRA: Também. Principalmente defesa pessoal. Mas, no meu caso não vim por defesa pessoal, mas por questão de autoestima, perder peso, quando me apaixonei por esta arte marcial que encanta a todos no momento.

REPÓRTER SÉRGIO MAURÍCIO: JAÍRA, NÃO É UM ESPORTE VIOLENTO PARA MULHER? NÃO MACHUCA?
JAÍRA: Não seria violento, mas machuca um pouquinho durante os treinos, mas já está calejado, acostuma.E tenha medo das mulheres de MUAY THAI de Candeias, principalmente da academia Banzay.

REPÓRTER SÉRGIO MAURÍCIO: E VOCÊ JÁ VIROU PROFESSORA?
JAÍRA: Eu sou professora de muay thai não,sou professora do Ensino Médio na cidade de Candeias.

REPÓRTER SÉRGIO MAURÍCIO: AQUI VOCÊ É ALUNA?
JAÍRA: Eu sou aluna, dou exemplo para minhas alunas. Tenho muitas alunas que praticam aqui também.

REPÓRTER SÉRGIO MAURÍCIO: VOCÊ RECOMENDA QUE AS MOÇAS VENHAM PARA A BANZAY PRATICAR MUAY THAI?
JAÍRA: Com certeza. As moças, as casadas, as solteiras e principalmente as pessoas com mais de cinquenta anos.

REPÓRTER SÉRGIO MAURÍCIO: NO CASO DAS MOÇAS, COM QUANTOS ANOS DEVEM PRATICAR A ACADEMIA?
JAÍRA: Em todas as idades. Independe de idade. É só ter vontade e determinação, foco e disciplina.

REPÓRTER SÉRGIO MAURÍCIO: VOCÊ É CASADA?
JAÍRA: Eu sou casada.

REPÓRTER SÉRGIO MAURÍCIO: E O SEU MARIDO, FICA PREOCUPADO COM VOCÊ QUE AGORA ESTÁ PREPARADA FISICAMENTE?

JAÍRA: Ele adora. Ele veio assistir a primeira vez. Ia fazer, mas disse não dar para ele porque tem que ter muito condicionamento físico. E a praia dele é mais natação, hidroginástica, estas coisas. Mas, ele me apoia em tudo e aqui é uma família. Minha filha também faz musculação aqui. Então está todo mundo junto. A Banzay é família.


REPÓRTER: SÉRGIO MAURÍCIO
ENTREVISTADA: JAÍRA FAÇANHA MARQUES
ACADEMIA BANZAY

Prefeito de Candeias atende moradores do distrito de Passé que reivindicam melhorias

O gestor ouviu os moradores em seu gabinete na manhã desta segunda (12) e comprometeu-se a buscar atender as solicitações
Exiba ABD_8730.JPG na apresentação de slides

Na manhã desta segunda-feira (12), um grupo de moradores do distrito de Passé, que pertence ao município de Candeias, foi recebido pelo prefeito Francisco Conceição, no gabinete do gestor, na sede da Prefeitura. Os moradores reivindicaram melhorias para o distrito, como na iluminação, segurança, transporte e saúde. Para ouvir e discutir soluções, alguns secretários também foram convidados para a reunião, como a secretária Ana Cristina Almeida (Governo e Gestão); Graça Ferreira (Administração); Jackson de Oliveira (Gabinete); Milton Viana (Serviços Públicos); Eduardo Andrade (Saúde); Leonardo Dias (Trânsito e Transportes); José Lessa (Infraestrutura e Obras) e Orlando Lago (Planejamento e Desenvolvimento Urbano).

Na pauta de reivindicações, estava a reativação do posto policial, redução da tarifa do transporte para o distrito, que atualmente custa R$ 2,40, uma nova linha de transporte que ligue Passé ao bairro Ouro Negro para que os usuários não paguem duas passagens quando precisarem ir ao Hospital Municipal, UPA, Prefeitura e outros órgãos deste bairro, remanejamento do Posto de Saúde da Família (PSF), que atualmente está em terreno particular, melhorias na iluminação e roçagem.

Como tem feito a todas as comissões de moradores ou de classe que tem discutido, o prefeito Francisco Conceição encaminhou cada demanda para o secretário responsável e pediu providência imediata quanto aos serviços de iluminação e roçagem. Já com relação ao posto policial, cuja competência em prestar o serviço de segurança pública seja do Governo do Estado, Francisco disse que ajudará enviando solicitação para que seja verificada a possibilidade de reativação. A redução do custo da passagem e a criação de uma nova linha será verificada pelo secretário de Transportes junto às cooperativas, uma vez que esta questão deve ser decidida com os prestadores de serviço. Por fim, o gestor explicou que o remanejamento do PSF realmente deve ser feita, porém, a Prefeitura ainda não encontrou um imóvel no distrito com escritura e especificações para o funcionamento do Posto. Francisco confirmou que apesar desta dificuldade, o Município estudará qual a medida mais adequada a ser tomada.


PREFEITO DE CANDEIAS REUNIU-SE NESTA MANHÃ (13) COM INTEGRANTES DA PETROBRÁS PARA DISCUSSÃO DO PROGRAMA AGENDA 21

Programa que atua desde junho de 2012, visa o desenvolvimento sustentável das comunidades em suas áreas de influência


O prefeito, Francisco Conceição reuniu-se na manhã de hoje (13), com integrantes da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (FAFEN), órgão da Petrobrás, que lançou o programa Agenda 21.
A Agenda 21 é um processo de planejamento participativo que analisa a situação atual de um País, Estado, Município e/ou Região. A partir da análise participativa é feito o planejamento do futuro de forma sustentável. Para isso, todos os atores sociais devem ser envolvidos na discussão dos principais problemas e na formação de parceria e compromissos para a sua solução a curto, médio e longo prazo.

O projeto que foi iniciado em Candeias, junho de 2012, atua em cinco comunidades do município, sendo eles, Caboto; Passé; Menino Jesus; Paço de Fora e Madeira. O Programa Petrobras Agenda 21busca a preparação das comunidades para o fomento a construção das Agendas 21 Locais, por meio da construção das Agendas 21 Comunitárias, e o fortalecimento dos Fóruns Locais e Comunitários.
 A partir de sua metodologia, elaborada em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o Programa busca construir um processo democrático e participativo de relacionamento institucional com as comunidades das áreas de influência das suas Unidades Operacionais, reafirmando os princípios da ética e da transparência.
 Já na 3ª etapa nas comunidades dos distritos de Candeias, onde estão sendo elaborado o Diagnóstico Comunitário, com base nos dados primários obtidos na pesquisa de campo, juntamente com outros dados secundários, informações sobre as características social, cultural, política, econômica, ambiental, entre outras, das práticas sociais local e, principalmente, a leitura que a comunidade faz de sua realidade.
 O prefeito, Sargento Francisco, disse que o projeto veio para agregar o Plano Plurianual (PPA), que está em fase de finalização, onde ambos têm o mesmo objetivo, atender as necessidades das comunidades.
 Confira as datas das reuniões que serão apresentados o Diagnóstico Socioambiental do Programa Petrobrás Agenda 21 (PPA21):
Pasto de Fora (17.08.13 às 10h); Menino Jesus (17.08.13 às 14h); Passé (dia 24.08.13 às 9h); Caboto (dia 24.08.13 às 14h) e Madeira (dia 17.08.13 às 14h).
 Participaram também da reunião, Anisvaldo Daltron - Gerente de Comunicação; Gilmara Ferreira - Responsabilidade Social; Maria de Fátima Falcão - Coordenadora do programa; Isabele Blengine - Técnica do programa; a Secretária de Governo e Gestão, Ana Cristina Almeida; e o Secretário de Infraestrutura e Obras, José Lessa.



Consumo de genéricos para hipertensão aumenta 190% em quase 2 anos, diz pesquisa

Consumo de genéricos para hipertensão aumenta 190% em quase 2 anos, diz pesquisa
Foto: Reprodução
O consumo de medicamentos genéricos para o controle da hipertensão arterial cresceu 190% entre janeiro de 2010 e abril de 2013, informou a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos, a PróGenéricos, com base nos números do IMS Health (instituto que audita o mercado farmacêutico no Brasil e no mundo). O crescimento é atribuído pelo programa “Aqui Tem Farmácia Popular” que distribui medicamentos gratuitamente. Segundo a pesquisa, o consumo anual dos anti-hipertensivos subiu de 41,1 milhões de para 119 milhões de unidades, com 16,57% de participação nas vendas atribuída aos medicamentos para controle da pressão arterial. Entre os produtos para hipertensão distribuídos pelo Farmácia Popular estão o Atenolol, Captopril, Propranolol, Hidroclorotiazida, Losartan Potássico e Maleato de Enalapril. Se juntos respondem por 16,57% das vendas do setor, o destaque fica para o Losartan Potássico que responde sozinho por 5,58% das vendas de genéricos no Brasil, seguido do Atenolol com 3,39%, Hidroclorotiazida com 2,59%, Maleato de Enalapril com 2,45%, Captopril com 1,47% e Propranolol com 1,08%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada três adultos sofre de hipertensão arterial, ou pressão alta no mundo, causa responsável pela metade de todas as mortes por derrame e problemas cardíacos no planeta. No Brasil, uma pesquisa da Vigitel, feita por telefone nas 26 capitais e no Distrito Federal, apontou que 22,7% dos adultos do país têm hipertensão, enquanto o diabetes atinge 5,6%. 

Candeias: Vigilante é morto a tiros em frente ao trabalho

Ivan Pereira dos Santos, 33, saía do trabalho quando foi surpreendido por um homem que começou a efetuar os disparos


O vigilante do Colégio Eriberto Ferreira, localizado no bairro Urbis II, em Candeias, foi morto, na tarde de hoje, dia 12, após ser após ser atingido por vários tiros. Ivan Pereira dos Santos, 43, saía do trabalho quando foi surpreendido por um homem que começou a efetuar os disparos. A vítima chegou a ser socorrida por populares para o Posto Médico Luiz Viana Filho, sendo transferido para o Hospital Ouro Negro, mas não resistiu aos ferimentos. A 20° Delegacia Territorial de Candeias está investigando a autoria e motivação do crime. Ivan Pereira dos Santos era sobrinho do presidente do Sindicato dos Servidores Público de Candeias

Fonte: Baiana Fm