Anuncie conosco!

Clínica Maria Albano - CLIMA

Clínica Maria Albano - CLIMA

CANDEIAS REALIZARÁ AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL 2014-2017

A primeira reunião acontecerá na sexta-feira (12), no Ideal Esporte Clube, às 19h

A Prefeitura de Candeias através da Secretaria de Finanças e da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano realizará três audiências públicas para a elaboração do Plano Plurianual de 2014-2017. A primeira reunião acontecerá no dia 12 de julho, no Ideal Esporte Clube, localizado na Rua Alfredo Silva Serra – Centro, às 19 horas.
A secretaria de Finanças e a secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano convidam a todos os seguimentos organizados da sociedade deste Município, tais como: Vereadores, Servidores Públicos, Representantes das Entidades Religiosas, dos Comerciantes, dos Sindicatos, das Associações, das Indústrias, do Poder Judiciário, dos Partidos Políticos e a comunidade em geral a participar das reuniões, pois que têm por objetivo apresentar, debater, prestar esclarecimentos e recolher sugestões para a elaboração do Projeto de Lei do Plano Plurianual – PPA, referente ao quadriênio 2014- 2017 e da Lei Orçamentária Anual – LOA 2014.

ENTENDA O PPA

É um grande plano de Governo que organiza as demandas da sociedade nas áreas de saúde, educação, assistência social, meio ambiente emprego e renda, agricultura, entre outras.
A nossa Constituição Federal de 1988 (artigo 165) estabelece a exigência da elaboração de um Plano Plurianual para a definição de “diretrizes, objetivos e metas da administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada”.
O PPA define a orientação estratégica do governo, as metas e prioridades para um período de 4 anos, iniciando no 2º ano de um governo e terminando no 1º ano do governo seguinte.
O PPA é tão importante para a população que é uma Lei, aprovada pelo Poder Legislativo (no caso de Candeias, quem aprova é Câmara Municipal de Vereadores). É obrigatório para a União, para o Distrito Federal, para os Estados e para todos os Municípios.
Informamos ainda que as sugestões e propostas já podem ser enviadas através do email:minhaproposta@pmcandeias.ba.gov.br
Saiba mais como participar acessando o Blog: minhapropostappa.blogspot.com.br


 Tamila Ramos com Informações da Secretaria de Finanças de Candeias.

PREFEITO DE CANDEIAS SE REÚNE COM MORADORES DO DISTRITO DE PINDOBA QUE FIZERAM MANIFESTAÇÃO NA BA-523 NESTA QUARTA (3)


Francisco Conceição recebeu os manifestantes em seu gabinete e reafirmou o compromisso da administração com o povo daquela localidade
Moradores do distrito de Pindoba, localizado às margens da BA-523, em Candeias, fizeram um manifesto na manhã desta quarta-feira (3). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), cerca de 200 pessoas bloquearam os dois lados da via a partir das 5h30, colocando galhos de árvores e queimando pneus. Os moradores reivindicavam melhorias para a localidade e pediram uma conversa com o prefeito de Candeias, Francisco Conceição, que recebeu, junto com o vice Bom Jorge, os líderes do movimento em seu gabinete na mesma manhã do ato e reafirmou o compromisso da Prefeitura com a comunidade.
Mantendo o diálogo democrático, o prefeito municipal deu a oportunidade para que todos os representantes pudessem apresentar suas reivindicações. Dentre as dificuldades dos moradores de Pindoba, os líderes citaram a má condição da estrada que dá acesso ao distrito, o policiamento escasso e problemas nas instalações da escola local.
A Prefeitura garantiu que, independente da manifestação, a administração pública fará a melhoria da via de acesso nos próximos dias, passando a máquina de nivelamento do solo e a colocando cascalho para facilitar a passagem dos veículos. O prefeito ainda confirmou que irá asfaltar o distrito já no próximo ano. “Vamos fazer com Pindoba o que firmamos ano passado, independente de qualquer movimento. Não poderemos asfaltar ainda este ano, pois estamos trabalhando com o orçamento definido na gestão passada. Mas este asfaltamento já está no planejamento orçamentário de 2014, conforme nosso compromisso anteriormente fechado”, tranqüilizou o gestor. De acordo com o prefeito municipal, se não chover nos próximos três dias, ainda neste sábado (6) a máquina irá nivelar o solo. Nesta oportunidade asseverou que em virtude das chuvas constantes que assolam o município de Candeias, o nivelamento do solo neste momento ocasionaria a formação de mais lama, uma vez que o solo é de massapé. O gestor encerrou a explanação sobre esta matéria pedindo à população que aguardasse o tempo estiar para que a prefeitura procedesse às intervenções necessárias.
O morador Pedro afirmou que o muro da escola local está velho, tendo o gestor assegurado que a prefeitura já determinou as providências necessárias para a reconstrução do muro. “Tivemos pessoalmente no local e já nos reunimos com a empresa responsável pelas obras desta natureza no município para que a mesma refaça o muro da escola, garantindo assim a segurança dos alunos e funcionários. Uma nova vistoria também será realizada pela Defesa Civil, que avaliará a necessidade da derrubada imediata do muro”, disse o prefeito.
Já sobre a reclamação feita pelos moradores José Raimundo e Anísio Silva, a respeito do policiamento precário no distrito, o prefeito esclareceu que embora o serviço de policiamento no Estado seja uma atribuição do Governo e não do Município, garantiu que, para auxiliar o trabalho da Polícia Militar e Polícia Civil, a Prefeitura de Candeias vai instalar câmeras de videomonitoramento nos distritos, conforme já previsto em seu plano de governo. “Fizemos agora a instalação do videomonitoramento em pontos estratégicos da sede, mas na 2ª etapa do videomonitoramento vamos contemplar os distritos, e, claro, Pindoba não ficará de fora. Não temos como evitar assaltos, pois este é um problema social a nível mundial, mas faremos o possível para inibir a ação dos marginais”, ratificou.
Os representantes do movimento disseram que essas reivindicações são antigas e que Pindoba sempre foi uma localidade desprezada pelo Poder Público. Eles agradeceram a disposição do prefeito e se comprometeram a levar aos demais manifestantes tudo o que foi esclarecido e reafirmado durante a reunião. Em contrapartida, o gestor agradeceu a presença dos moradores em seu gabinete e disse que este movimento é legítimo e resultado da democracia, mas salientou que um dos manifestantes mesmo reconheceu que o distrito enfrenta estes problemas há 45 anos, não sendo possível que em seis meses seja possível resolver problemas que remontam décadas, mas que coloca-se à disposição da comunidade de Pindoba e do resto do município de Candeias para ouvir a comunidade e buscar resolver as dificuldades.
A reunião foi acompanhada pelo secretário de Serviços Públicos, Milton Viana, que visitou logo cedo o local e participou da conversa dos manifestantes com o prefeito.

 Fabiana Andrade