Anuncie conosco!

Clínica Maria Albano - CLIMA

Clínica Maria Albano - CLIMA

Cotas raciais: MEC quer flexibilizar regra para preencher vagas

Uma pequena mudança no texto da regulamentação da lei de cotas poderá flexibilizar a divisão das vagas reservadas para pretos, pardos e indígenas nas universidades federais do todo o país, informa o jornal Folha de S. Paulo. Segundo minuta do decreto entregue pelo Ministério da Educação à presidente Dilma Rousseff, as cotas serão distribuídas considerando o universo total das três raças, em vez de considerar o peso individual de cada uma delas na população de cada Estado de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na prática, isso significa que uma universidade poderá preencher integralmente a cota destinada às três raças com uma única etnia. Ainda de acordo com a Folha, na versão original da lei, a interpretação era de que a universidade seria obrigada a atender os percentuais mínimos de cada etnia. Assim, corria-se o risco de, numa situação extrema, não haver candidatos suficientes para atender o critério. O texto, obtido pela Folha, está na Casa Civil e ainda pode sofrer modificações.

Wagner anuncia que a Bahia ficará fora do Horário de Verão


Wagner anuncia que a Bahia ficará fora do Horário de Verão
O governador Jaques Wagner recuou e anunciou, nesta quinta-feira (11), que a a Bahia ficará fora do Horário de Verão neste ano. Em entrevista ao programa Balanço Geral, da Record, o gestor afirmou que a decisão foi baseada na vontade da população, que se manifestou contra a medida, aderida em 2011 após uma pausa de oito anos. O gestor havia defendido a volta do Horário que terá início a partir de 21 de outubro, mas representantes das seis maiores centrais sindicais do país entregaram, na quarta (10), um documento contrário à adesão. Os representantes dos operários da construção civil, empregadas domésticas, rodoviários e químicos argumentaram que a mudança é prejudicial aos trabalhadores que necessitam acordar na madrugada, quando ainda é noite, para chegar ao local de trabalho. 

Centrais sindicais se reúnem com governador para pedir fim do Horário de Verão


Centrais sindicais se reúnem com governador para pedir fim do Horário de Verão
Representantes das seis maiores centrais sindicais do país entregaram ao governador Jaques Wagner, nesta quarta-feira (10), um documento no qual defendem que a Bahia fique de fora do Horário de Verão, que começa a partir do próximo dia 21 de outubro, com término em 17 de fevereiro de 2013. Os representantes dos operários da construção civil, empregadas domésticas, rodoviários e químicos argumentaram que o horário é prejudicial aos trabalhadores que necessitam acordar na madrugada, quando ainda é noite, para chegar ao local de trabalho. Segundo eles, a alteração do horário torna a jornada mais cansativa e mais propensa a acidentes, além de alterar o período de alimentação. As centrais solicitaram ao governador a exclusão definitiva da Bahia entre os estados alinhados com o horário. O governador informou que analisará o pedido e que irá consultar o Ministério das Minas e Energia sobre as medidas que a Bahia deverá tomar caso decida pela não adesão. Ele também afirmou ter encomendado uma pesquisa para avaliar a opinião da população sobre o Horário de Verão, que deverá ser usada como base para uma decisão definitiva sobre o assunto. Assinam o documento a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Força Sindical (FS), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), a União Geral dos Trabalhadores (UGT) e a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB). 

Salvador: Mário Kertész fecha apoio a Pelegrino


Um "despretensioso" comunicado emitido pela assessoria de imprensa do candidato a prefeito de Salvador Nelson Pelegrino (PT), na noite desta quarta-feira (10), confirmou o que já se especulava nos bastidores: o prefeiturável Mário Kertész vai mesmo apoiar o petista no segundo turno. “Inocentemente”, a nota vinda do PT informa que Pelegrino e a sua aspirante a
 vice, Olívia Santana (PCdoB), participarão da coletiva de imprensa marcada pelo radialista para esta quinta (11), às 9h, na sede do Grupo Metrópole. Mais cedo, Kertész se ausentou da formalização de adesão do seu ainda partido, PMDB, a ACM Neto (DEM). Segundo o líder peemedebista Geddel Vieira Lima, ele recebeu um telefonema do ex-presidente Lula e desistiu de seguir junto com a sigla. Agora, criador e criatura, não necessariamente na mesma ordem, estão definitivamente em lados opostos.
 

SFC: Vereadores em clima de felicitações e agradecimentos


SFC: Vereadores em clima de felicitações e agradecimentos

Após as eleições de 7 de outubro, a sessão da Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde foi marcada por felicitações e agradecimentos por partes dos reeleitos e do discurso contundente do vereador Nem do Caipe (DEM). Os 1.271 votos obtidos pelo atual presidente do legislativo não foram suficientes para garantir a permanencia do edil na Câmara do municipio no próximo ano.

No segundo expediente, Nem preferiu não comentar sobre o assunto que o deixou de fora da cadeira seleta da casa, mas avaliou sua votação como das melhores. “Foram vários candidatos no Caípe e mesmo assim, eu conseguir ter 700 votos. Fui o segundo mais votado e com certeza estarei de volta aqui um dia”, prometeu.

Aproveitando o momento, o vereador reeleito Robson Portugal (PP), pediu o apoio de Nem na atual administração da prefeita Rilza Valentim (PT), deixando pistas que o presidente deva fazer parte do quadro de secretariado do governo Rilza. Mario Nogueira (PT), vereador mais votado com 1.325, agradeceu aos eleitores e deu boas-vindas aos novos edis à Casa Legislativa.