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Porto de Aratu vai receber R$ 1,2 bilhão de investimentos

Porto de Aratu vai receber R$ 1,2 bilhão de investimentos
Exclusivamente industrial, Aratu representa 61% da receita da Codeba e movimenta parte da produção industrial baiana.
Responsável por 61% da receita da Codeba, o Porto de Aratu tem uma série de obras previstas e algumas já em execução, dado seu grande potencial de alavancagem. O porto-indústria receberá, para novos investimentos, R$ 220 milhões dos cofres públicos e mais de R$ 1 bilhão de empresas privadas.
Os projetos serão apresentados por José Rebouças, presidente da Codeba, durante a 18ª Intermodal South America – Feira Internacional de Logística, Transporte de Cargas e Comércio Exterior - que acontece nos dias 10, 11 e 12 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A feira é uma das mais importantes do setor, no mundo.
As obras em Aratu vão desde a dragagem de aprofundamento para -15 metros, já concluída, até a modernização do atual terminal de granéis sólidos e construção de um novo, com foco em minérios, além de dois novos berços de atracação para granéis líquidos e duplicação dos acessos rodoviários para melhorar a acessibilidade terrestre.
O Porto de Aratu recebe e escoa a produção industrial baiana, boa parte oriunda do Pólo Petroquímico de Camaçari e tem como principais produtos de transporte gasolina, enxofre, amônia, nafta, fertilizantes, concentrado de cobre e carvão mineral.
Vários projetos de expansão estão em curso com vista a acelerar sua competitividade. Concluídas as melhorias, prevê-se a conquista de cargas adicionais como biocombustíveis, minérios (Ferro e Manganês), óleos vegetais, granéis agrícolas e veículos.
ARATU - R$ 1,2 BILHÕES (Investimentos Públicos e Privados)
•        Dragagem para aprofundamento de -15 m. Obra concluída em 2010
•        Modernização do terminal de granéis sólidos
•        Construção de dois berços para granéis líquidos
•        Melhoria da acessibilidade terrestre com duplicação dos acessos rodoviários
•        Projeto de construção de pátio de triagem e estacionamento de veículos de carga em área anexa ao porto
•        Construção de novo terminal de sólidos com foco na exportação de minérios (ferro) por extensão do Píer II
•        Ampliação da área de tancagem de líquidos
•        Modernização e reativação dos ramais ferroviários
•        Regularização ambiental através da entrega do PCA